São José dos Campos

LOGO - NASA SPACEAPPS SJC (OFICIAL)-03

NASA SPACE APPS CHALLENGE

São José dos Campos

O QUE É O NASA INTERNATIONAL SPACE APPS CHALLENGE?

A maior competição de inovação do mundo.

O NASA SpaceApps Challenge é um evento internacional realizado anualmente pela NASA, a agência espacial dos Estados Unidos. O objetivo do evento é reunir pessoas apaixonadas por ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM), bem como entusiastas de diversas áreas, para trabalhar em conjunto e criar soluções inovadoras para desafios globais usando dados abertos e recursos fornecidos pela NASA.

O evento é uma maratona de inovação e criatividade que dura um fim de semana, normalmente ocorrendo simultaneamente em várias cidades ao redor do mundo. Durante esse período, os participantes formam equipes multidisciplinares e colaboram para resolver problemas do mundo real que estão alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Os desafios propostos pela NASA podem abranger diversas áreas, como mudanças climáticas, exploração espacial, desenvolvimento sustentável, tecnologias espaciais, entre outros temas relevantes. As equipes têm acesso a uma ampla gama de recursos e dados fornecidos pela NASA para auxiliá-las em seus projetos.

Ao final do desafio, as equipes apresentam seus projetos a um painel de especialistas e jurados.

Além disso, o evento oferece a oportunidade de conectar-se com uma rede global de inovadores, especialistas da NASA e profissionais da indústria espacial.

Os vencedores avançam para próxima etapa de avaliação global e possuem chances de conhecer a agência espacial americana NASA.

NASA Headquarters - Washington - DC / EUA - 2023

SAIBA MAIS SOBRE O EVENTO

E como ele pode mudar sua vida

O evento será 100% online e acontecerá nos dias 06, 07 e 08 de outubro de 2023.

Esta é uma pré-inscrição para participar do evento e ter acesso aos mentores e organizadores que te ajudarão a guiar no processo de desenvolvimento do seu projeto durante esses dias. 

Para participar é preciso ter uma equipe de ao menos 02 pessoas e no máximo 05 pessoas. Se você não tem equipe não tem problema, você vai conhecer outros participantes e terão a chance de formar equipes durante a maratona.

São 30 desafios propostos pela NASA, entre temas relacionados ao Planeta Terra e ao Espaço e já estão disponíveis no site oficial da competição: NASA SpaceApps Challenge

Sua equipe deve escolher 1 desafio, e deverá propor uma solução inovadora e criativa para resolver o desafio escolhido. Sua equipe deverá apresentar um pitch para a nossa banca de jurados. 

O projeto mais bem pontuado seguirá para competir na etapa mundial da maratona. 

Após fazer sua inscrição em nosso site da Sympla, entre no site oficial da competição, crie seu perfil, escolha a região local de São José dos Campos e inscreva-se nela clicando aqui: 

NASA SpaceApps Challenge São José dos Campos

CONHEÇA OS LOCAL LEADS

✨ Um visionário da tecnologia e inovação

🎮 Bacharel em Design de Games pela Universidade Anhembi Morumbi e especialista em Jogos 3D pela PUC-SP – Transformando sonhos em realidades interativas.

🔧 CEO e fundador da Skyfix – Conectando empresas e pessoas através de experiências lúdicas e tecnológicas inovadoras.

🏆 Múltiplo premiado em hackathons com reconhecimentos notáveis, incluindo da própria NASA e como finalista na Maratona de Programação Behind the Code pela IBM.

🌊 E sua conquista estelar? Uma vitória mundial na categoria Galactic Impact no NASA SpaceApps Challenge 2019 com uma solução revolucionária de inteligência artificial para detectar manchas de óleo nos oceanos.

🌌 Founder & CEO da Space Terra – Inovação e visão para além das estrelas.

🎓 Administradora e Especialista em Tecnologias na Educação – Promovendo o futuro da aprendizagem com tecnologia de ponta.

💼 Empreendedora de mão cheia, sempre em busca de novos horizontes.

🏆 Local Lead NASA Space e não para por aí, uma de suas equipes já foi World Winner! – Representando com maestria nosso país no cenário global.

🗣️ Palestrante sobre Equidade de Gênero – Usando sua voz para criar um mundo mais justo e igualitário.

🍽️ Chef de Cozinha Internacional – Porque talento e paixão não conhecem fronteiras.

🛰️ Astronauta Análoga – Vivenciando experiências que nos levam a sonhar com o infinito.

🌍 E ainda, membra da “Bold Community – Comunidade de Ousados” direto da Áustria.

PORQUÊ VOCÊ DEVE ESCOLHER
SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

Como seu evento local

Felipe Tanso: 

É campeão global com a equipe Massa no NASA SpaceApps Challenge em 2019 pela cidade de São Paulo na categoria “Galactic Impact”. Na edição de 2021 foi finalista com menção honrosa pelo Universal Event com o projeto ARTAI.

Leka: 

É local lead do SpaceApps em Salvador, que teve em 2019 a equipe Cafeína como campeã global na categoria “Best use of hardware”.

Ecossistema Tecnológico e Acadêmico Avançado: 

São José dos Campos abriga um dos mais avançados ecossistemas tecnológicos e acadêmicos do Brasil.

Colaboração Multidisciplinar: 

A cidade é reconhecida por promover a colaboração entre diferentes áreas de conhecimento, desde engenharia e ciência da computação até design e empreendedorismo.

Incentivo ao Empreendedorismo Tecnológico: 

O DNA empreendedor de São José dos Campos estimula a criação de startups e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras.

Interação com Profissionais e Especialistas Locais: 

A cidade é um centro de excelência em engenharia aeroespacial e possui profissionais altamente qualificados e especializados no setor.

Visibilidade Internacional: 

São José dos Campos ganha visibilidade global como um polo de inovação e tecnologia.

Felipe Tanso, Eduardo Ritter e Joana Ritter na visita a sede da NASA em março de 2023

Leka e Felipe Tanso na visita a sede da NASA em Washington DC – EUA em março de 2023

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS

e não perca nenhuma informação

REALIZAÇÃO

Reproduzir vídeo